TIPOS DE DADOS
NÚMEROS INTEIROS
byte Espaço que ocupa 8 bits (1 bytes) Valores de 0 até 255
int Espaço que ocupa 16 bits (2 bytes) Valores de -32.768 até 32.767
unsigned int Espaço que ocupa 16 bit (2 byte) Valores de 0 até 65.535
long Espaço que ocupa 32 bits (4 bytes) Valores de -2.147.483.648 até 2.147.483.647
unsigned long Espaço que ocupa 32 bits (4 bytes) Valores de 0 até 4.294.967.295
NÚMEROS DECIMAIS
float Espaço que ocupa 32 bit (4 byte) Valores de -3,4028235 E+38 até 3,4028235 E+38
TEXTO
char Espaço que ocupa 8 bit (1 byte) -128 até 127 Observar a tabela ASCII para ver caracteres correspondentes aos números
String Tamanho varia de acordo a quantidade de caracteres
VARIÁVEL LÓGICA BOOLEANA
Boolean ou bool Espaço que ocupa 8 bit (1 byte) Armazena apenas os valores
1 ou 0
True ou False
HIGH ou LOW no caso do Arduino
PROGRAMAÇÃO PARA TESTES
byte VA; // Cria variavel do tipo byte chamado VA byte VB; byte VC; void setup() { Serial.begin(9600); VA = 2; // Atribui a variavel VA o valor 2 VB = 200; // Atribui a variavel VB o valor 200 VC = VA + VB; // Atribui a variavel VC a soma de VA e VB Serial.print("Valor A:"); // Mostra na tela o texto " " Serial.println(VA); // Mostra na tela o que esta armazenado em VA Serial.print("Valor B:"); Serial.println(VB); Serial.print("Valor C:"); Serial.println(VC); } void loop() { }
Meios para definir um valor que não se altera ao longo da programação, pois assim irá ocupar menos espaço na memoria.
Exemplos:
#define LED 10
O compilador substituirá qualquer menção de LED pelo valor 10 em tempo de compilação.
Outro meio é utilizando o const.
Const int LED=10;
const float pi = 3.14;
Você pode usar ambos const ou #define para criar constantes numéricas ou strings constantes. Para vetores, você irá precisar usar const. Em geral, const é favorecido em lugar de #define ao se definir constantes.