Carros, naves espaciais, órgãos humanos e casas são algumas das coisas que são possíveis fazer na impressão 3D.
A Impressão 3D está se tornando mais popular a cada dia, hoje podemos encontrar com um custo bem reduzido, e é basicamente uma máquina que trabalha com uma técnica de fabricação aditiva também conhecida como modelagem por fusão e depósito, que nada mais é do que fazer camadas sobrepostas de determinado material dando assim origem a peça desejada.
Embora exista diversos tipos de impressoras 3D, como todo equipamento ela varia de acordo a sua aplicação. Alguns modelos trabalham com o derretimento de ligas plásticas como o ABS e PLA que são as mais comuns no mercado, mas já está sendo usada para construção de casas, carros, confecção de alimentos, tecido humano e a própria Nasa irá fazer um lançamento de uma nave espacial feita em uma dessas impressoras.
Compartilhe Este Artigo com Seus Amigos
Sumário
Como funciona a Impressão 3D?
A primeira coisa a se pensar é o modelo de um objeto tridimensional feito no computador que pode ser com o auxílio de algum software como o Sketchup e 123D Design, mas existe vários outros.
Assim Software da impressora vai copilar este modelo e sistematizar em camadas, o criador pode definir dimensões e densidade da peça.
Após começar a impressão 3D em si, esquentando o bico injetor e sugando o filete de plástico que irá ser derretido para se transformar na peça, na medida em que este plástico é depositado na base, os eixos se movimentam fazendo assim o desenho da peça desejada camada por camada até o objeto ficar completamente pronto.
Qual o material Ideal Para impressão 3D?
Os materiais mais comuns utilizados atualmente nas impressoras 3D são os plásticos ABS( Acrilonitrila Butadieno Estireno), é uma resina termoplástica derivada do petróleo.
Características do ABS:
- Custo baixo
- Leve
- Flexibilidade
- Fácil de moldar
- Boa resistência à impacto, à tração e à abrasão
- Pode ser utilizado em temperaturas entre -20°C a 80°C
- Excelente aspecto visual
Outro utilizado é o PLA (Ácido poliatico), é um polímero sintético termoplástico que tem um custo um pouco maior comparado ao ABS, suas características são:
- Plástico compostável (nas condições adequadas, é quebrado pelos microrganismos no ambiente em um prazo de tempo reduzido)
- Biodegradável
- Reciclável mecânica e quimicamente
- Biocompatível
- Bioabsorvível
Sinterização Seletiva a Laser (SLS)
A Sinterização Seletiva a Laser é um processo semelhante a impressão 3D. Em vez de depositar o material em camadas sobrepostas, o equipamento utiliza o calor de um lazer para dar forma ao objeto desejado derretendo um pó que é muito fino, podendo este pó ser feito de plástico, metal ou outros materiais.
O processo em si também é semelhante, inicia-se primeiramente pelo modelo em 3D feito no software onde será enviado para o programa na máquina.
Deve preencher a câmara de impressão com este pó, após isso a própria máquina se encarrega de nivelar o material em uma camada uniforme.
O laser de alta potência é projetado no pó, alcançando o ponto de fusão deste pó e criando a primeira camada, então desce um rolo aquecido que passa sobre a superfície recém criada, cobrindo com uma nova camada de pó que vai dar forma a nova camada.
Então este processo se repete até o fim do objeto, restando apenas limpar o equipamento após o termino da impressão e o excesso de pó pode ser reutilizado em um novo projeto.
Para saber um pouco mais Clique Aqui.
O que eu posso imprimir em uma impressora 3D?
O limite é sua imaginação, pois uma dessas impressoras é capaz de imprimir uma vasta quantidade de objetos, Além de objetos mais simples podemos imprimir alguns bem legais como vemos nas imagens abaixo, tudo depende do modelo 3D.
Vamos a algumas coisas que já foram feitas ou estão sendo pesquisadas?
Casa Icon
A startup Icon construiu uma casa funcional de quase 75 metros quadrados considerando a área externa, que ficou pronta em menos de 24 horas.
Uma dessas casas para demonstração fica no Texas e teve um valor médio de US$ 10 mil, mas eles esperam que com planejamento este valor caia para US$ 4 mil por unidade. O imóvel conta com cozinha, quarto, banheiro e sala, podendo ser adaptado para incluir mais cômodos.
Órgãos humanos
Impressão de Órgãos humanos também conhecida como bioimpressão, já pensou acabar com as filas de transplantes de órgão?
Os bioengenheiros estão um passo mais próximo de conseguir imprimir órgãos e tecidos em 3D. Foi feito recentemente o primeiro coração em 3D usando as próprias células do paciente.
Strati o Primeiro carro elétrico
O Strati o Primeiro carro elétrico impresso em 3D, O carro foi construído ao vivo, na frente de vários visitantes do International Manufacturing Technology Show, que foi realizado em Chicago, demorou cerca de 44 horas e possuí menos peças que um modelo convencional. Ao todo, o veículo precisa de somente 49 partes para ser feito, enquanto um carro convencional há entre 5 e 6 mil componentes.
Em uma parceria entre a agência espacial norte-americana e as empresas Stratasys, Phoenix Analysis & Design e Lockheed Martin, mais de 100 componentes serão impressos para fazerem parte da Orion, nave espacial projetada para futuras missões tripuladas com destino à Lua, Marte e asteroides que vagam pelo nosso Sistema Solar.
Conclusão
Assim podemos perceber que a impressão 3D vai revolucionar o mundo em vários aspectos, desde a nossa vida cotidiana a viagens espaciais e impressão de órgãos.
Se você desejar, pode adquirir uma com um valor não muito elevado e começar usar para projetos pessoais, ou até mesmo trabalhar neste ramo, existe alguns projetos na internet de como montar sua própria impressora 3D caseira, da uma conferida lá!
Link permanente
Link permanente